Eleições ABEMD 2014

Perfil dos Candidatos

 

ALEXANDRE CASE

Chefe do Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios. Administrador Postal formado pela Escola Superior de Administração Postal dos Correios possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo - FAESP e em Comunicação Social (Marketing/Publicidade) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas. Fez cursos de especialização em Consultoria na Fundação Instituto de Administração- FIA/FEA/USP e pela Universidade Mackenzie e em Marketing Direto na ABEMD. Trabalha nos Correios há 29 anos, onde atuou nas áreas de Encomendas, Transportes (Coordenação da Rede Postal Aérea Noturna), Mercado (Consultoria), Comercial (Gestão de Negócios), Filatelia e Cultura (Gestão das atividades culturais dos CORREIOS) e também na Área de Marketing Direto onde coordenou o Escritório de Consultoria e Negócios em Marketing Direto. Também atuou em Grupos de Trabalho na formatação de Projetos Corporativos e de Produtos lançados pelos Correios. Atualmente, coordena o trabalho de Comunicação Corporativa da Empresa, Relacionamento com a Imprensa, Relacionamento Institucional e Cerimonial, Produção Audiovisual e Sustentabilidade Socioambiental.

 

ANA MARIA MOREIRA MONTEIRO

Presidente e fundadora do Grupo Am3, Consultoria especializada em Marketing de Relacionamento e Contact Center. Sua empresa, com 25 anos de atuação em Telesserviços, conquistou o direito de Certificar Profissionais deste Setor. É formada em Psicologia com especialização em Marketing e pós-graduada em Administração de Empresas. Tem MBA em Gestão Empresarial Avançada e CEO Executivo Internacional da Fundação Getúlio Vargas. Publicou seu primeiro livro, Telemarketing, Sucesso nos Negócios: Orientações Essenciais ao Operador, quando a literatura nesta área era praticamente inexistente. Escreveu ainda Supervisão: A Alma do Negócio em Call Center e A Era do Relacionamento. Tem centenas de artigos publicados nos mais variados meios de comunicação, revistas, jornais e participações televisivas, assim como seu papel de docente nas instituições mais privilegiadas do país. Conquistou prêmios relevantes como ‘Melhor Executiva de Telemarketing’ e ABT Ouro com o Case: ‘Cultura do Telemarketing‘ por seu desempenho na divulgação do setor no país. Também recebeu o ABT Ouro de ‘Melhor Consultoria em Contact Center, com o case: “AM3 e Cooperforte juntas na implantação de um Call Center de sucesso”, Prêmio: "Personalidade do Ano", outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado de SP e Prêmio Cliente S.A ”Personalidade Televendas Ouro”. Atua como palestrante no Brasil e Exterior, faz parte do Conselho Fiscal da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), atuou no Conselho de Clientes da TAM durante doze anos e é professora no curso de Especialização em Marketing Direto da ABEMD desde a 1ª turma, hoje na 26ª.

 

ANTONIO CARLOS CARLETTO

Teve o primeiro contato com Marketing Direto em 1980 na Ogilvy Direct. Atuou por quatro anos no Credicard, na primeira operação de Marketing Direto de Cartões de Crédito do Brasil. Cinco anos na AMEX onde realizou o primeiro modelo estatístico desenvolvido no Brasil; fez a substituição do canal bancos por canais de venda direta. Fez a primeira grande operação de telemarketing terceirizado do Brasil e fundou a primeira empresa do país especializada em gestão de Database Marketing, a DataSearch. Vendeu a DataSearch para Ogilvy, onde permaneceu por sete anos como vice-presidente CEO da OgilvyOne. Ganhou quatro Leões em Cannes. Atendeu clientes como IBM, AMEX, HSBC, Renault, Intel, Reader’s Digest, Dupont, Telefônica, OESP, PoliShop, entre outros. Por três anos e meio dirigiu a unidade de negócios de Cartões do Banco PanAmericano – Grupo Silvio Santos. Foi sócio-gerente da DataSearch/BEHAVE, joint venture (Ogilvy, Credify e SD&W), para a instalação de banco de dados cooperado, baseado em identificação de padrões de comportamento de consumo. É formado em Economia na FEA-USP, foi diretor da ABEMD por cinco anos, fundou e foi diretor do IDBM – Instituto de Database Marketing e é Hall Of Fame - ABEMD. É hoje CEO da Credify, empresa de inteligência de dados do Grupo ChockOK. Tem objetivo de contribuir com o processo de aprimoramento das regras e criação de novas, na comercialização de dados e informações, buscando clareza e transparência nos critérios de obtenção, armazenamento, enriquecimento, atualização e comercialização de dados para uso em ações de mercado.

 

EDUARDO RAMALHO

É presidente da Acxiom Brasil, diretor de CRM/Database Marketing e membro do Conselho de Administração da ABEMD. Ganhou o Hall of Fame da ABEMD de 2010 e foi condecorado em 2009 com a menção honrosa na Assembleia Legislativa do Estado de SP, pela participação do Grupo VR no futebol e carnaval paulista. Professor de todas as 26 turmas já realizadas do curso de especialização em Marketing Direto da ABEMD e Professor de Marketing do curso de MBA em Gestão de Operações e Serviços da Fundação Vanzollini da USP. Palestrante, tem diversos artigos publicados, e é co-autor de livro sobre processos de conquista de clientes. Foi diretor comercial da Serasa Experian Marketing Services; diretor de serviços de marketing e sistemas de decisão para a América Latina da Equifax, diretor de marketing e vendas varejo do Grupo VR; diretor de relacionamento do Grupo Intermédica; presidente do IDBM – Instituto Brasileiro de Database Marketing e coordenador de marketing dos cursos de pós-graduação do PECE – Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP. Desenvolveu a primeira tese de doutorado sobre Marketing Direto no Brasil. Tem especialização em Marketing e Gestão de Operações pela Sloan School of Management do Massachusetts of Technology – M.I.T./USA. Doutor em Engenharia, Mestre em Pesquisa Operacional e Engenheiro Naval, todos pela Escola Politécnica da USP.

 

FÁBIO ADIRON

Graduado em Comunicação Social e especializado em Marketing pela FAAP e pós-graduado em Economia de Empresas pela FGV, foi responsável pela implantação de Database Marketing no Consórcio Nacional Sharp, NET Brasil e no Grupo Vale Refeição, tendo também trabalhado com planejamento e atendimento de marketing direto na Lowe Loducca e DenisonBrasil. Consultor em Marketing Direto e Database Marketing tem desenvolvido projetos para Peugeot, Febraban, Catho Empresas, Foot Company, Planeta DeAgostini e Fábrica de Comunicação. Já atuou junto à Editora Globo, RR Donnelley Moore, Colucci Propaganda (FGV-EASESP), Bottom Line Comunicação (Pão de Açucar, Dell Computers, Sun Educational Services, Banco do Brasil), Euro RSCG Interactive (Intel. Nokia, Citroën e Senac), Bank Boston, CTBC e Estudos Empresariais. É coordenador do curso de especialização em Marketing Direto da ABEMD há 13 anos. Foi professor do Centro Universitário Belas Artes e do Institute for International Research. Tem ministrado palestras e seminários em várias instituições de ensino e entidades como Maximidia Direct, Correios, Fundação Armando Álvares Penteado, Mackenzie, Escola Superior de Propaganda e Marketing, e Instituto Brasileiro de Database Marketing. Foi fundador e diretor do IDBM e membro do conselho de administração da ABEMD. É militante do terceiro setor na área de educação inclusiva. Atualmente, é membro da Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva e moderador do grupo nacional de Síndrome de Down. Foi coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Inclusão (Belas Artes/SP). Escreve os blogs Espicaçando o Marketing, Inclusão: ampla, geral e irrestrita, Mens Insana in cor sano e Calvinistas, graças a Deus. É colaborador da Revista da ABEMD, da Rede Saci, do Planeta Educação e do blog SuperEmpreendedores. 

 

FERNANDO BIANCARDI CIRNE

Fernando Biancardi Cirne é engenheiro mecânico formado pela Universidade de São Paulo, com MBA em CRM pelo IBMEC. Desenvolveu sua carreira na Editora Abril, onde atuou em diversas posições. Foi responsável pelo desenvolvimento da área de Assinaturas na Internet, que é hoje uma das grandes operações de e-commerce no Brasil. Atuou também como diretor de Marketing Direto em Assinaturas, onde além dos esforços de Internet foi responsável pelas áreas de venda direta - Telemarketing Ativo e Marketing Direto off line. Em 2010, passou a atuar como diretor de e-Business, onde foi responsável por 3 operações: liderança de todos os esforços do e-commerce do grupo, operação de venda e distribuição de conteúdo digital e Database Marketing, atuando com um dos maiores bancos e operação de BI do mercado. Atualmente é CMO (Chief Marketing Officer) da Locaweb, sendo responsável pelos canais de venda online, gestão da carteira de clientes (ações de retenção / controle de churn), coordenação dos esforços de Marketing Institucional e Eventos e Gestão da plataforma de BI de toda a empresa. Também atua como mentor da Endeavor e da aceleradora Aceleratech. Fernando Cirne já atua na ABEMD em diversas frentes: é conselheiro, professor do curso de marketing direto coordenador do prêmio ABEMD, onde atuou como jurado por vários anos; foi palestrante do "Road Show de Marketing Direto" e participou da elaboração do CAPEM (Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing). Como conselheiro quer intensificar ainda mais sua atuação na ABEMD, principalmente nas práticas digitais.

 

HENRIQUE MELLO

É publicitário com especialização em administração de agências pela FGV. Atua em Marketing Direto desde 1976. Foi fundador de várias empresas de venda por catálogo para portadores de cartão de crédito. Foi um dos fundadores da ABEMD e vice-presidente e diretor de marketing do Sindicato das Agências de Publicidade de SP. Também foi diretor de marketing da APP. Atuou na AGGS - Mala Direta Direta como superintendente. Entre outros cargos também foi diretor gerente da Ogilvy Mather Resposta Direta para o Brasil e América Latina; senior business unit na Standard Ogilvy & Mather; sócio diretor da RSVP e vice -presidente da CometRSVP . Atualmente é consultor e diretor de operações da RS/Digital Direct.

 

MÁRCIO RIBEIRO

Atualmente é gestor do e-commerce da Artefacto (móveis). É sócio gerente da Datalink Marketing e Comercio Internacional Ltda, empresa de Consultoria em Marketing Direto, Marketing de Relacionamento, CRM, E- Commerce e Database Marketing. Engenheiro com pós-graduação em administração de empresas e Mestrado em Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Iniciou suas atividades no MD em 1975. Ao longo de sua carreira implantou e dirigiu várias operações de Marketing Direto no Brasil e nos EUA utilizando catálogos, TV, Internet, etc. Implantou em parceria com o Credicard o primeiro Supermercado em Casa brasileiro. Atuou como professor/palestrante em várias entidades tais como ADVB, FBM, FGV entre outras. Atualmente presta Consultoria em algumas empresas que atuam no segmento do "Marketing do Luxo" Foi um dos fundadores do IBMD (entidade que antecedeu a ABEMD). É associado da ABEMD desde o seu início e Conselheiro desde a 1ª eleição em 2000. Participou também de vários trabalhos/comitês, Comissão de Ética, Prêmio ABEMD, entre outros.

 

MURILLO FEITOSA BOCCIA

Formado em economia pela USP, é mestre em Administração pela mesma universidade e tem MBA pelo IBMEC/INSPER. Trabalha com DBM, Marketing Direto e CRM há 20 anos. Participou do startup do Alphabase. Foi diretor de Database Marketing e CRM da Editora Abril. Atualmente, é diretor de CRM da Natura Cosméticos. É membro do conselho de administração da ABEMD, professor de pós-graduação da FIA e da ESPM, e palestrante em eventos nacionais e internacionais.

 

OSVALDO ALVARENGA

Empresário, sócio-diretor da Data Management Conference – Latin America, do Movimento Motirô e sócio da mapaBRASIL. É associado à Anjos do Brasil, conselheiro fiscal da ABEMD e também membro dos conselhos de Criatividade e Inovação da Fecomércio e do Capítulo Brasil da DAMA International. Foi presidente, diretor comercial e diretor de operações da Equifax do Brasil. Há 20 anos atua no mercado de Marketing Direto e de informações para análise de risco, foi conselheiro do IDBM e da Abradados. 

 

RODRIGO MESQUITA

Começou a carreira trabalhando com Marketing Direto em uma das empresas pioneiras no Brasil nessa disciplina, o Grupo Abril. Aliando sua formação técnica à sua vontade de se desenvolver em outras frentes, foi de estagiário a gerente de Database Marketing em pouco tempo nesta mesma empresa. Tendo vasto conhecimento tecnológico e facilidade em se adaptar aos mais diversos desafios, lidando com clientes com formações distintas, especialmente do marketing, participou da criação do Alphabase, a base de dados compartilhada entre a Abril e parceiros, e que hoje veio a se tornar o YouFind Solutions. Nesse período no Grupo Abril, participou de diversos cases premiados no Prêmio ABEMD. Atualmente, é o Diretor de Contas LATAM para a Return Path, multinacional focada em Email Intellingence e uma das maiores autoridades mundiais quando o assunto é Email Marketing. Com sua equipe é o responsável por cuidar de todo o ciclo de vida dos clientes da Return Path no Brasil e toda América Latina. Isso lhe deu a oportunidade de conhecer, trabalhar e ajudar a desenvolver os programas de emails de dezenas de empresas, como Walmart, NetShoes, B2W e Mercado Libre, para citar alguns. É formado em Ciências de Computação pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, com especialização em Gestão e Marketing pela FIA e tem curso de liderança realizado nos Estados Unidos pela The Refinery Consulting (Leading Teams).

 

VITOR MORAIS DE ANDRADE

É advogado, doutorando e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, com concentração na área de Direitos Difusos e Coletivos. Tem extensão em economia pela FGV/SP e Negociação pela Harvard Law School. Atualmente, é sócio do escritório LTSA - Lebrão, Topal, Simões, Andrade e Advogados. Tem intensa vida associativa e acadêmica e já atuou como coordenador geral do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. É professor concursado da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP - Departamento de Direitos Difusos e Coletivos e Professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão – COGEAE da PUC/SP e integra o conselho de ética do Conar.

 

WILIAM KERNISKI

Atuou durante 17 anos em empresas de serviços e de conteúdo - TV por Assinatura, Internet, Telecomunicações, Educação à Distância, Editorial, Marketing Direto e Mídia. Tem experiência na elaboração de planejamento comercial e de marketing, desenvolvimento e implantação de diversos canais de vendas e mídias segmentadas por produtos e conteúdos. Participou de start ups de produtos digitais - Cable Modem, ADSL, Cursos On-line, Mobile – Conteúdos, e-books. É o atual CEO da Leadpix, agência de marketing direto especializada em soluções digitais, ações de marketing direto online e offline, geração de dados para ações de branding e performance, estruturação de database marketing, e desenvolvimento estratégico para lançamento de produtos digitais. Tem passagens por empresas como Grupo RBS, Reader’s Digest, Grupo Telemar/Oi,NET Serviços, entre outras. É formado em Gestão & Desenvolvimento Organizacional;MBA em Gestão Empresarial (FGV) e graduação em Ciências Econômicas (UFPR), além de vários cursos de extensão.