Tabelas a serem apresentadas (Valores atualizados em Fevereiro/2014)

5.1 Hora/homem em diversos níveis hieráquicos para:

 

Planejamento e Consultoria
Atendimento e Operações
Com números de horas estimadas para planejamento e gestão de campanhas e programas, subdivididos em 3 diferentes portes: pequeno, médio e grande
Criação
(Somente para casos de trabalho por time sheet.)

As tabelas a seguir devem ser utilizadas para composição de fees (a partir do dimensionamento de dedicação de cada profissional da agência, volume criativo e volume de produção) e também para utilização por clientes que atuam sob o regime de JOB ou sob o regime de Time Sheet.

Planejamento e Consultoria Hora/homem
Presidente R$ 1.024,00
Vice-Presidente R$ 681,00
Diretor de Área R$ 510,00
Diretor/Gerente de Contas R$ 342,00

O valor da hora/homem de planejamento e consultoria é equivalente à transmissão efetiva de todo o know-how da agência (visão estratégica); considera-se não somente o preço da hora/homem salarial de cada funcionário, mas principalmente toda a sua bagagem e valor agregado à empresa.



Estimativa de número de horas por tipo de Planejamento/Consultoria
Planejamento Campanhas de Pequeno Porte De 16 a 32 horas
Planejamento Campanhas de Médio Porte De 32 a 48 horas
Planejamento Campanhas de Grande Porte De 72 a 144 horas
Planejamento Programas de Pequeno Porte De 144 a 216 horas
Planejamento Programas de Médio Porte De 216 a 324 horas
Planejamento Programas de Grande Porte Acima de 324 horas

Campanhas = ação com começo, meio e fim (exemplo: campanha de lançamento de um produto)

Programa = série de ações contínuas (exemplo: programas de fidelidade)



Gestão: Atendimento e Operações Hora/homem
Presidente R$ 853,00
Vice-Presidente R$ 597,00
Diretor de Atendimento R$ 342,00
Diretor/Gerente de Contas R$ 256,00
Supervisor de Contas/Supervisor Operacional R$ 128,00
Executivo de Contas/Assistente Operacional R$ 103,00

O valor da hora/homem de gestão é equivalente à coordenação tática e operacional interna (dentro da agência) e junto a parceiros e fornecedores (externa) para realização e avaliação de resultados de uma campanha ou programa.



Estimativa de número de horas para gestão - áreas de atendimento e operações
Gestão Campanha Pequeno Porte De 16 a 32 horas / campanha
Gestão Campanha Médio Porte De 32 a 48 horas / campanha
Gestão Campanha Grande Porte De 36 a 72 horas / campanha
Gestão Programa Pequeno Porte De 72 a 108 horas / mês
Gestão Programa Médio Porte De 108 a 162 horas / mês
Gestão Programa Grande Porte Acima de 162 horas / mês

Campanhas = ação com começo, meio e fim (exemplo: campanha de lançamento de um produto)

Programa = série de ações contínuas (exemplo: programas de fidelidade)

Logicamente, estas estimativas de número de horas de dedicação dependem muito de cada cliente e do tipo de programa ou campanha. Sendo assim, tais números estão sendo apresentados como referências, acreditando que agências e clientes aprofundarão tais análises individualmente, assim como também definirão o nível hierárquico e respectiva hora/homem da equipe envolvida no trabalho em questão.



Criação (utilização exclusiva para contratos por time sheet)
Presidente R$ 853,00
Vice-Presidente de Criação R$ 597,00
Diretor de Criação R$ 427,00
Redator Sr. R$ 298,00
Redator Jr. R$ 214,00
Diretor de Arte Sr. R$ 298,00
Diretor de Arte Jr. R$ 214,00
Revisor, Tráfego, Arte-finalista R$ 214,00
Produtor Gráfico Sr. R$ 298,00
Produtor Gráfico Jr. R$ 214,00
Assistentes em geral R$ 103,00



5.2 Tabela de Criação:

Premissas:

A Tabela de Criação refere-se exclusivamente ao trabalho criativo. Em cima destes valores devem ser acrescidos os honorários de atendimento e planejamento para elaboração e acompanhamento estratégico, tático e operacional da peça, campanha ou programa;
Os custos serão referentes a 100% dos serviços internos de criação, ou seja, o desenvolvimento da criação e a elaboração de layouts, textos, revisão e arte-final;
O custo de cada peça inclui um layout colorido e, durante o processo de aprovação, o direito a dois novos prints coloridos (bonecos), ou seja, é estabelecido o limite máximo de dois bonecos por peça;
A partir do terceiro print (boneco) solicitado será cobrado cada boneco adicional da peça em questão (R$ 100,00/boneco);
Para versões ou adaptações da mesma peça deverão ser cobrados 50% do valor total de criação e finalização;
A partir da 3a. refação, inclusive, deverá ser aberto novo Job e a agência será remunerada de acordo com a tabela;
Para os trabalhos executados de acordo com o briefing e aprovados, mas que forem suspensos, será cobrado 100% do valor orçado para criação, não sendo cobrada apenas a arte-finalização da peça.;
Se esse trabalho for executado posteriormente, o cliente pagará apenas o saldo do valor orçado, equivalente ao valor da arte-final;
Caso haja alteração de fotolito no momento de reimpressão da peça deverá ser cobrada nova arte-final;
O serviço de arte-final contempla:

 

Exatidão no formato das peças;
Alinhamentos e espaçamentos de textos e imagens, sempre observando o proposto no layout;
Conversão das cores utilizadas no layout;
Imagens adequadas à plataforma e/ou programas adequados;
Aplicação de imagens (do cliente ou de terceiros).

No serviço de arte-final, a manipulação de imagens e os escaneamentos em alta resolução serão cobrados à parte;
Serão cobrados 15% de agenciamento/honorários sobre serviços de terceiros, incluindo reimpressões, mesmo que as compras sejam realizadas através do cliente;
Caso haja uma política rígida de compras dentro da empresa contratante, que não permita o pagamento de agenciamento, 100% dos preços de criação da Tabela de Criação deverão possuir no mínimo 50% de acréscimo (percentual a ser negociado entre cada agência e clientes), visando restituir a agência dos valores em agenciamento que estará deixando de receber.