VOLTAR

Programa de Determinação Pessoal

 

clique na imagem para vê-la em
tamanho maior

Slide_030_991jpg.jpg (4300 bytes) Agência: OgilvyOne WorldWide – RJ
Anunciante:
S
mirhkline Beecham
Categoria: Programa de Fidelização mercado Consumidor – Produtos
Nome do Case: "Programa de determinação Pessoal"

O projeto de lançamento de NiquitinTM Goma de Mascar e NiquitinTM Adesivos Transdérmicos abrangeu não só a divulgação do produto, mas também a implementação de um programa personalizado e gratuito de suporte comportamental, destinado a fornecer apoio psicológico ao usuário em sua decisão de parar de fumar.
Ao adquirir o produto, o consumidor é orientado a ligar para a Central de Atendimento e se cadastrar no programa, respondendo a algumas perguntas sobre seus hábitos em relação ao fumo. A partir de então, ele recebe o material de apoio adequado ao seu perfil.
A abordagem diferenciada para cada tipo de usuário tornou-se possível graças à identificação de 64 perfis básicos, definidos a partir de dados fornecidos pelo Núcleo de Tratamento de Dependentes de Nicotina, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Foram avaliadas informações como o número de cigarros consumidos por dia, atitudes relacionadas ao hábito de fumar, etc.
O programa dura 12 semanas para quem opta pela goma de mascar e 10 semanas para quem utiliza o produto em forma de adesivo. As primeiras 6 semanas são apoiadas por duas malas-diretas que acompanham passo-a-passo o processo de abandono do cigarro, fornecendo informações sobre o uso do produto, mostrando depoimentos de ex-fumantes, dando dicas sobre como lidar com as situações difíceis do dia-a-dia, etc.
Após as 6 primeiras semanas, tem início a fase de diminuição da dosagem de nicotina, e o usuário começa a receber uma série de self-mailers de apoio, abordando aspectos da sua nova vida como ex-fumante e o que ele pode fazer para evitar uma possível recaída.
Para o lançamento do produto, foi desenvolvido um complexo sistema de impressão digital sob demanda, além de uma operação diferenciada envolvendo telemarketing, database e fulfillment. Também foi necessário desenvolver, em parceria com os Correios, uma categoria inédita de envio que alia a rapidez do sistema Sedex à criação de um envelope exclusivo.
O lançamento de Niquitin foi um grande sucesso. De 1º outubro de 99 ao final de março de 2000, o call center do Programa de Determinação Pessoal registrou mais de 23.700 ligações,. A estimativa é chegar a 60 mil inscritos até o final do ano 2000.

"Textos fornecidos pelas agência e/ou empresas vencedoras"